domingo, 19 de outubro de 2008

São João de Brébeuf e companheiros mártires jesuítas.


Hoje lembramos a coragem, santidade e conseqüentemente o martírio de irmãos nossos: João de Bribeuf, Isaac Jegues, Renato Goupel, João de Landi, Gabriel Lalmant, Antônio Daniel, Carlos Gurmier e Natal Chabanel, todos os missionários jesuítas de origem francesas.A região dos grandes lagos, nos confins entre os Estados Unidos e o Canadá, era habitada no século XVII por tribos, peles vermelhas, que não conheciam as vantagens do Evangelho. Nossos irmãos enfrentaram as dificuldades próprias da adaptação nas terras diferentes, climas, línguas e principalmente tribos indígenas guerreiras, que faziam da missão um perigo, mas assim mesmo, os santos missionários preferiram arriscar a vida por Jesus.Acabaram pagando a missão com o sangue, já que em 1642, em lugares diversos, foram sendo presos e martirizados por ferozes tribos. Aconteceu que nestas missões chegaram a arrancar o coração de alguns consagrados para devorar, na crença de receber desta maneira a coragem daqueles homens de Deus e do povo merecedor da salvação em Cristo Jesus.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

SANTA TERESA DE JESUS

Nada te perturbe,
nada te amedronte.
Tudo passa,
a paciência tudo alcança.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta!


Ó Santa Teresa de Jesus, vós sois a mestra da genuína oração e nos ensinais a rezar conversando com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Ó Santa Teresa, ajudai-nos a rezar com fé e confiança, sem nunca duvidar da bondade divina. Ajudai-nos a rezar com inteira conformidade de nossa vontade com a vontade de Deus, com insistente perseverança até alcançarmos aquilo que necessitamos.
Ó Santa Teresa de Jesus, fazei-nos fiéis a nossa oração da manhã e da noite e a transformar em oração o cumprimento de nossas tarefas de cada dia. Que a oração seja para nós a porta de nossa conversão e santificação e a chave de ouro que nos abrirá a porta do Céu. Amém. Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!
Santa Teresa, virgem esposa, especialmente amada do Crucificado, doutora da Igreja, permiti que, imitando-vos perfeitamente, eu possa cumprir a vontade e ganhar a amizade do Sumo Bem, antes de buscar as alegrias do mundo. Apesar de todas as minhas contradições e defeitos, dai-me força para seguir vosso exemplo e seguir plenamente a Cristo com aquela perfeição que Ele pede. Com o vosso auxílio eu possa superar as dificuldades desta vida e merecer o repouso sem fim no céu. Amém.







domingo, 12 de outubro de 2008

NOSSA SENHORA APARECIDA


Oração a Nossa Senhora Aparecida

Maria, Mãe Aparecida,Tu és a face materna de Deus.Nós precisamos do teu exemplo. Nós precisamos de ti, da tua presença oculta e atuante em nossas vidas, do teu silêncio que soube escutar e acolher os dons do Espírito.
Em ti germinou a Palavra do Senhor. Aceita o nosso coração para que o serviço fraterno e o amor verdadeiro sejam a certeza diária de nossas decisões. Aceita a nossa inteligência, aceita as nossas forças, aceita a nossa devoção, aceita o nosso amor. Mãe de misericórdia, aceita também o nosso empenho, nossas dores, alegrias e esperanças.
Ó Senhora Aparecida, nós os teus filhos queremos preparar a tua chegada entre nós. Inflama nosso coração, desperta nossa vontade. Inunda nosso coração, desperta nossa vontade. Inunda nossa vida, ó Virgem Santíssima, ternura de Deus entre nós.
Amém.
Pe. Antônio Francisco Bohn

sábado, 11 de outubro de 2008

Oração...

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir.
Isto te pedimos por teu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Amém!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Visita do Pe. Geral Nicolás SJ ao Brasil
















De 23 a 27 de setembro ele esteve participando da Assembléia da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina em Manaus. Aproveitou também para conhecer comunidades e obras da Região Amazônia em Belém. De 02 a 04 de outubro esteve de visita ao Escolasticado Interprovincial dos Jesuítas em Belo Horizonte-MG-Brasil e a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.
Segue o depoimento do estudante de filosofia Rafael Basso SJ: “escrevo para partilhar com vocês a simples e estimulante presença do Pe. Geral aqui no nosso Escolasticado. Pela manhã do dia 03/10, junto a comunidade acadêmica da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) o Pe. Geral presidiu a Eucaristia, na qual nos surpreendeu com sua simpatia e abertura ao diálogo inter-religioso. Em sua homilia nos exortou a articular a reflexão filosófica e teológica com a prática do serviço a favor do crescimento humano, já que onde há crescimento humano, há a presença de Deus. Ele tem estimulado a todos nós ao MAGIS... Sua presença trouxe um "fogo novo" ao incentivar-nos a profundidade, criatividade e a vida no Espírito. De uma forma cativante olhou nos nossos olhos e nos disse com transparência e carinho que não fossemos superficiais, pois nosso trabalho nas fronteiras exigirá jesuítas profundos, criativos e enraizados no Espírito. Nos disse também que os maiores jesuítas não são os que ocupam cargos importantes, mas aqueles totalmente entregues ao Senhor e que conseguem transmitir a mensagem de Cristo em suas vidas".

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Santo Alberto Hurtado SJ

O que faz um santo no mundo?“Criar sempre alegria ao nosso redor: A vida não é triste, mas alegre. O mundo não é um desterro, mas um jardim. O homem não nasce para sofrer mas para gozar. O fim da nossa vida não é a morte, mas sim a vida”. (Santo Alberto Hurtado)Ao canonizar certos fiéis, ou seja, ao proclamar solenemente que esses fiéis praticaram heroicamente as virtudes e que viveram na fidelidade a graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está nela e sustenta a esperança dos fiéis propondo a vida dos santos como modelos e intercessores (LG 40; 48-51).Os santos e as santas são sempre fonte e origem de renovação nas circunstâncias mais difíceis da história da Igreja (Exhortación Apostólica Christifideles 16,3 e CIC 828).

Para conhecer mais sobre a vida e a missão de Santo Alberto Hurtado acesse o site da Fundação Padre Hurtado:

http://www.padrealbertohurtado.cl/portuguese/index.php?pp=san_alberto&qq=biografia&rr=fuego

TEVE INÍCIO NO VATICANO O SÍNODO DOS BISPOS

Cidade do Vaticano, 06 out (RV) - Os trabalhos do Sínodo tiveram início na manhã de hoje às 9 horas locais, na presença do Santo Padre, com a 1ª Congregação Geral. Após a saudação do Presidente Delegado, Cardeal William Joseph Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, tomou a palavra o Secretário Geral, o arcebispo Dom Nikola Eterovic. Em seguida foi a vez do relator-geral, cardeal-arcebispo de Québec, Marc Ouellet.Na parte da tarde após a 2ª Congregação Geral, da qual também participará Bento XVI, e durante a qual serão apresentados relatórios das igrejas em nível continental, tomará a palavra o rabino-chefe de Haifa Cohen. O rabino Cohen será o primeiro não-cristão a falar num sínodo de Bispos católicos. O rabino declarou nos dias passados que aceitou o convite com certa trepidação. “Tal convite, disse ele, representa uma mensagem de amor, coexistência e paz para as gerações futuras; é uma espécie de declaração que revela a intenção da Igreja em prosseguir as doutrinas de João XXIII e João Paulo II”.Shear-Yashuv Cohen é descendente de 18 gerações de rabinos e estudantes de Sagrada Escritura. É capaz de recitar de cór a Torah, ou seja os primeiros cinco livros da Bíblia, desde os oito anos. Por vezes recebe em sua casa, em Jerusalém, grupos católicos que se interrogam sobre as Escrituras. Na manhã desta terça-feira será realizada a eleição da Comissão para a Mensagem final do Sínodo, e terão início os discursos dos padres sinodais. (SP)